segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Crombie

Poucos dias atrás uma certa "pequena" de fundamental importância na minha vida me influênciou para a descoberta de um grupo musical ' deveras interessante'.

Apesar de ter a convicção de que músicas de adoração que se referem diretamente a Deus - sem rodeios - são as que mais nos aproximam dEle, acho de extrema importância a existência de músicas menos diretas.

Vejamos um dos porquês - particularmente o propósito que mais me encanta nesse tipo de proposta musical.

Músicas com mensagens Bíblicas menos diretas passam a fazer parte de um grupo de música mais inclusivo e não exclusivo. Quando falo de música exclusiva, me refiro àquela música voltada para cristãos com declarações como "Jesus me libertou" e afins. Música inclusiva - no cenário cristão - é aquele tipo de música que passa mensagens belas e com fundamentos Bíblicos, mas que são mais aceitas no meio secular( o que seria uma vantagem por poder atingir esse público).

A banda Crombie - a qual me referia no início do texto - faz parte desse grupo inclusivo.

Nitidamente percebemos influências no rítmo, nos arranjos e na forma de composição de grandes

nomes da MPB. Mas o diferencial está na mensagem. Analisemos a seguinte letra:

**Eternidade**

Vivo a eternidade no meu dia-a-dia

Imagive você a beleza do lindo lugar

Ouve só as lindas cantigas que soam por lá

Quem vive na esperança não perde por esperar


Eu não te contei com palavras

Eu não saberia explicar

A imaginação ganhou asas

Segredo a se revelar


Eu não te falei teoria

Eu quis viver pra mostrar

A minha maior alegria:

Que eu possa te encontrar...

No céu!

Utilizando termos tipicamente de canções mais alternativas, ou digamos assim, folclóricas - como

"cantigas" - percebemos que o autor se refere à vida eterna. Devemos viver esperando o melhor

que não será neste lugar.

Para convencer alguém sobre a verdade de Cristo, teoria alguma irá surtir efeito. Pois teorias

são contestáveis. Mas a verdade divina reflete na vida de quem a vive. A diferença que está

na vida de cada cristão verdadeiro que irá mostrar ao mundo que não somos iguais as coisas dessa terra.

E no final, ele deixa o desejo de que o ouvinte possa ser salvo também e que também tenha a verdadeira vida no CÉU.

Para chegar a uma opinião concreta a respeito desse estilo musical, analisei outras músicas no

fotolog da banda. Músicas que falavam sobre renúncia e satisfação - por exemplo.

.Fotolog da Banda.


E também tive a curiosidade de visitar o orkut dos membros da banda e comprovar que são todos cristãos/protestantes.

É... Um som novo que talvez eu teria demorado a conhecer se não fosse por intermédio da "meninazinha"(haha) que me mostrou o MySpace da banda.


Quando a forma de composição, as rimas alternadas e não necessariamente obrigatórias durante todo o "poema", a presença de ictos e cesuras - principalmente no 2º e 3º versos que seguem
a mesma musicalidade - mostram uma preocupação com uma construção rica e simples, não
impedindo ou limitando a colocação de uma mensagem eficaz na letra.

Tenho certeza de que se continuarem com o propósito certo, esses moços colherão muitos frutos de Deus.